Os fora da lei preparam as comidas mais gostosas da cidade, diz Zach Brooks, administrador do website Midtown Lunch, em artigo para o New York Times. Mais gostosas e mais baratas. Brooks comentou a explosão dos food trucks – os caminhões gastronômicos – em Nova York. A febre levou ao aumento de denúncias contra os trucks por donos de estabelecimentos tradicionais, que pagam impostos e aluguel.
O fenômeno dos high-end food trucks, caminhões mais sofisticados, foi criado em Los Angeles. Mas a comida de rua existe em Nova York há mais de 100 anos – quem consegue imaginar um nova-iorquino sem a opção de comer um cachorro-quente na calçada?
O fato é que as autoridades de Nova York permitem a presença dos food trucks, reservando-se o direito de tirá-los da rua quando bem entenderem. Zach Brooks pede paciência aos donos dos caminhões mais antigos. Uma hora, a moda passa e eles voltam a ser os fora da lei mais importantes da cidade.
Até porque será difícil sobreviver sem o halal chicken and lamb over rice (o vendido na esquina da Avenue of the Americas e 53rd Street, ao lado da Vênus de Milo, escultura de bronze de Jim Dine, é satisfação garantida).